segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inclusão dos Alunos Surdos na Unidade Escolar Profª Adamir Leal

 

image

HISTÓRICO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA UNIDADE ESCOLAR PROFª ADAMIR LEAL

Desde 1999, a Unidade Escolar Profª Adamir Leal vêm trabalhando com os alunos surdos .Os primeiros alunos a chegarem na escola eram oriundos da Unidade Escolar Consuelo Pinheiro, num total de 06 educandos na faixa de 12 a 22 anos. Após a luta dos pais em inseri-los numa escola próxima a sua residência.

A escola não tinha nenhum profissional capacitado para receber estes alunos, mesmo assim a equipe gestora representada pela profª Naiza Ferreira de Paiva e todos os professores receberam com entusiasmo estes alunos apesar das dificuldades.

Diante da nova demanda a escola formou uma classe especial para atender esses alunos todos eram alfabetizados e estava cursando a 2ª série do ensino fundamental.Eliane Alves Barbosa foi a primeira professora desses alunos, mesmo não conhecendo a Língua de sinais ( LIBRAS) , a educadora foi em busca de formação.

Em 2000 a Secretaria de Educação enviou a professora para participar de uma formação Em libras pela FNEIS (Federação de Educação Integral de Surdos) no Rio de Janeiro.

A partir de 2005 os alunos surdos são incluídos nas salas regulares em consonância com a LDB (Lei Diretrizes e Bases da Educação 9394/96), assim fez necessário um trabalho de conscientização da importância do convívio com as diferenças,posteriormente criou-se a sala de recursos atualmente denominada sala do AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) destinada ao atendimento dos alunos especiais no horário contrário da sala regular.

O atendimento ao aluno surdo nessa sala constitui-se bem três momentos didáticos -pedagógicos: aula em libras, aulas de libras e aula de português. Observe nos seguintes slides como isso corre.

image PROFESSOR EXPLORANDO O CONTEÚDO CURRICULAR EQUAÇÃO DO GRAU PARA ALUNOS COM SURDEZ

image PROFESSOR EXPLORANDO COM O ALUNO COM SURDEZ O CONTEÚDO SOBRE OS ESTADOS BRASILEROS

image PROFESSOR MINISTRADO AULA EM LINGUA DE SINAIS SOBRE “ANIMAIS” E CONTEXTUALIZANDO DIFERENTES FORMAS POSSÍVEIS

image ALUNOS COM SURDEZ MOSTRANDO OS ESTADOS E EXPLICANDO COMO É FEITO SEU SINAL EM LIBRAS.

imageALUNOS MONTANDO JOGOS seqüência LÓGICA PARA POSTERIOMENTE PRODUZIR TEXTOS.

image 

PROFESSORA EXPLICANDO COMO PRODUZIR TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Eliane Alves Barbosa, primeira professora de LIBRAS nesta instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário