terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Inclusão Social e Arte

 

Trabalho de Arte educação com alunos do CIES – Centro Integrado de Educação Especial, interface com o colégio São Francisco de Sales – Diocesano.

Professoras: Fabrícia Martins (CIES)

                   Jovina Nascimento (Diocesano)

 

A Expressão Artística torna o ser humano mais crítico e sensível ao mundo e aos outros.”

 

O “PROJETO INCLUSÃO E ARTE teve como objetivo o reconhecimento e a valorização da diversidade como elemento enriquecedor do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a interação entre educandos com necessidades especiais e educandos de uma escola regular de ensino da rede particular, por meio da troca de experiências vivenciadas nas aulas de arte e dos resultados obtidos numa exposição das pinturas realizadas. Este Projeto teve como proposta a inclusão social, como uma forma de tornar a sociedade viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências, bem como a conquista de seus direitos, a superação de suas dificuldades e o fortalecimento de suas potencialidades.

A educação inclusiva necessita de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vividas atualmente nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos educandos. A pessoa com necessidades especiais passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

A Arte tem contribuído e auxiliado neste processo de construção de escolas verdadeiramente inclusivas, abertas às diferenças e voltadas para os interesses e necessidades de todos os seres humanos.

O exercício de ações como a do presente Projeto tem procurado desenvolver a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em parceria, o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa para a consecução de metas comuns, que podem ajudar muito os aprendentes, desenvolvendo neles o hábito de compartilhar o saber.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Ana Rita S, A emoção na sala de aula. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

ARNHEIM, R. Hacia una psicologia del arte. Madrid: Alianza Editorial, 1980.

___________ Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1984.

BRANT, Leonardo (Org.) Políticas culturais. São Paulo: Manoela, 2003, v.1

MARTINS, Alice F. As artes visuais e a educação inclusiva. In: Arte sem barreiras. Educação-Arte-Inclusão. Edição Especial. Anais do 1º Congresso Internacional, 2002, v. 1

MERLEAU-PONTY M, Fenomenologia da percepção. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000

SANTAELLA.l. Matrizes da Linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.

Fotos do Projeto:

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