Trabalho de Arte educação com alunos do CIES – Centro Integrado de Educação Especial, interface com o colégio São Francisco de Sales – Diocesano.
Professoras: Fabrícia Martins (CIES)
Jovina Nascimento (Diocesano)
“A Expressão Artística torna o ser humano mais crítico e sensível ao mundo e aos outros.”
O “PROJETO INCLUSÃO E ARTE” teve como objetivo o reconhecimento e a valorização da diversidade como elemento enriquecedor do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a interação entre educandos com necessidades especiais e educandos de uma escola regular de ensino da rede particular, por meio da troca de experiências vivenciadas nas aulas de arte e dos resultados obtidos numa exposição das pinturas realizadas. Este Projeto teve como proposta a inclusão social, como uma forma de tornar a sociedade viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências, bem como a conquista de seus direitos, a superação de suas dificuldades e o fortalecimento de suas potencialidades.
A educação inclusiva necessita de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vividas atualmente nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos educandos. A pessoa com necessidades especiais passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.
A Arte tem contribuído e auxiliado neste processo de construção de escolas verdadeiramente inclusivas, abertas às diferenças e voltadas para os interesses e necessidades de todos os seres humanos.
O exercício de ações como a do presente Projeto tem procurado desenvolver a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em parceria, o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa para a consecução de metas comuns, que podem ajudar muito os aprendentes, desenvolvendo neles o hábito de compartilhar o saber.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Ana Rita S, A emoção na sala de aula. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2004.
ARNHEIM, R. Hacia una psicologia del arte. Madrid: Alianza Editorial, 1980.
___________ Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1984.
BRANT, Leonardo (Org.) Políticas culturais. São Paulo: Manoela, 2003, v.1
MARTINS, Alice F. As artes visuais e a educação inclusiva. In: Arte sem barreiras. Educação-Arte-Inclusão. Edição Especial. Anais do 1º Congresso Internacional, 2002, v. 1
MERLEAU-PONTY M, Fenomenologia da percepção. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000
SANTAELLA.l. Matrizes da Linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
Fotos do Projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário